sábado, 15 de maio de 2010

Sua roupa tem passado!

    A história da moda no mundo ocidental está intimamente ligada a Europa. O conceito que eles disseminaram as outras localidades em relação à moda foi bem amplo. Na França você vê uma imagem mais clássica e chique. Na Itália foi transmitida uma roupagem mais sensual e sexy, já na Inglaterra foi passado um conceito mais excêntrico no modo de vestir, um exemplo disto são os punks que surgiram no país por volta da década de 70. Você deve está se perguntando sobre a influência americana. A moda americana é um sub-produto europeu (assim como qualquer outro país ocidental), porém deu sua contribuição com o segmento sportswear, não necessariamente o sportwear: moletons + tênis, mas ao uso de roupas mais leves e descontraídas, porém menos sofisticadas. O surgimento do jeans seria outro grande sucesso norte-americano.


    Esses conceitos, ainda continuam e vigoram nos respectivos países, porém a moda hoje em dia, está vinculada mais ao ideal de gostos e estilos de cada um, do que com as idéias que vogam em cada época. No Brasil, a principal propagação seria a moda praia, apesar do país não ser o criador do biquíni (origem francesa), é aqui que existem as maiores fabricações, avanços em tecnologia e modelagem ao longo dos anos. Dessa forma, o país passou a ser reconhecido internacionalmente, pelo seu estilo mais ousado, criativo e qualidade, diferenciando de outros países. VER MAIS...

    O que é notório em tudo isso, e visto em qualquer país ocidental, é que a moda acompanha a modernidade e o desenvolvimento vigente. Isso significa que em outros países (menos desenvolvidos e/ou tradicionalistas) não acontece essa evolução? Em partes... Em países como o Mali, na África ocidental é visto a produção de algodão, ainda com o tear, máquina em que é necessário um trabalho quase que artesanal. Não existe um modo de produção globalizado na grande maioria dos países africanos. Por isso é recorrente na África em geral e em alguns países mulçumanos, por exemplo, o uso de panos com cores variadas e étnicas, na maioria das vezes, sem um corte definido pra cada um, existindo um corte típico para grande maioria das pessoas.

    Independentemente da modernidade, os costumes, as tradições e a cultura de cada localidade devem ser levados em consideração. Apesar de tudo isso, a moda sempre foi e continuará sendo direcionada e visada para a aristocracia. As pessoas de baixa renda compram uma calça jeans, enquanto as classes mais ricas compram uma roupa ou acessório Channel, de preferência, a tradicional bolsa 2.55, com o intuito(por ambas as classes) de se inserirem socialmente.

 

    De modo geral desde que existe civilização existe a moda, e ela não vigora até hoje apenas com a intenção de cobrir o corpo, ela vai além! Ela limita as classes, trouxe definições pessoais e ainda constrói auto-estimas.


Por falar em moda vem ai o Fashion Rio com previsão para o dia 27 de maio e o São Paulo Fashion Week (SPFW) previsto para o dia 9 de maio. Cobertura ao vivo e integral pelo Canal GNT, programação GNT Fashion ( SISTEMA GLOBOSAT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário